CNH Detran GO – Consulte a pontuação e veja como conseguir a carteira

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório que permite a condução legal de veículos. Para quem quer conquistar este direito no estado de Goiás precisará a se submeter ao processo de habilitação feito em parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran GO) com uma autoescola autorizada.

Para retirar a carteira de motorista é preciso ter 18 anos completos, CPF próprio e poder investir na abertura da processo junto a um centro de formação de condutores, coisa que pode variar de R$ 1.000,00 a quase R$ 2.000,00 conforme a categoria da habilitação.

Saiba como funciona o seu processo de habilitação, como pedir a segunda via do documento e tudo o mais o que é preciso saber sobre a CNH do motorista goiano.

pontuação cnh detran GO

<< Clique aqui para fazer o simulado da prova teórica do Detran GO>>

Processo de habilitação Detran GO

Toda pessoa que vai iniciar um processo de habilitação precisa realizar a abertura junto com uma autoescola. Por tanto, o primeiro passo é conferir os preços e escolher aquela que mais te satisfaz, uma dica importante é selecionar um local que tenha fácil acesso para que não complique sua rotina quando precisar fazer as aulas práticas.

O processo completo é composto de

1 – Biometria: Cadastrar junto ao Detran sua digital, assinatura e foto. A data deve ser marcada diretamente no departamento ou na sua autoescola.

2 – Exame psicotécnico: Uma prova individual e consulta com um psicólogo a ser marcada pela autoescola numa clínica.

3 – Aulas teóricas: a categoria inicial (AeB) compõem uma carga mínima de horas de aulas teóricas em quais serão aprendidas diretrizes legais sobre a condução de veículos, legislação, mecânica básica, primeiros socorros e técnicas de direção defensiva.

4 – Prova teórica: O exame teórico consiste na avaliação do conhecimento do candidato sobre os assuntos aprendidos nas aulas. A prova consiste em 30 questões, para passar é preciso acertar no mínimo 21.

5 – Aulas práticas: Para cada categoria de habilitação existe uma carga horária de aulas a ser completas. Elas servem para aprender de fato a dirigir.

6 – Exame prático: Esta é a última etapa.Nele você irá provar sua capacidade de direção conforme as regras num exame a ser marcado com um avaliador numa das sedes do Detran GO.

Qualquer reprovação em algum do processo implica no pagamento de taxas. Aquele que obtiver aprovação em todas as etapas terá a CNH enviada em até 5 dias úteis para o endereço cadastrado na ficha de inscrição.

Todo o processo, resultados de exames e notificações do Detran GO poderão ser conferidas no espaço do usuário no site oficial do departamento.

Categorias de CNH

Para os candidatos que ainda não tem habilitação só podem iniciar com as opções A e B, que são as mais comuns. As demais exigem um pouco mais de experiência. Quanto mais qualificada for a categoria da CNH maior são os custos para atualização do documento.

  • Carteira tipo A: condutor de veículo motorizado com duas out três rodas (motos e triciclos);
  • Carteira tipo B: condutor de veículos motorizados com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e com lotação máxima de 8 lugares (carros utilitários);
  • Carteira tipo C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de cargas não vivas como caminhões de somente um eixo;
  • Carteira tipo D: condutor de veículo motorizado usado no transporte de passageiros como ônibus e vans;
  • Carteira tipo E: condutor de combinação de veículos como caminhões de dois eixos ou que são veículos longos. Para que se possa fazer é preciso que motorista tenha abrangido as carteiras B, C e D.

Consulta de CNH

Para quem já é habilitado a principal preocupação é o acúmulo de pontos na carteira. Toda infração cometida implica em autuações em forma de multas e notificações para o usuário, quando mais grave for o ato cometido, mais caro se paga.
Veja o passo a passo de como consultar a pontuação da sua CNH no site oficial do Detran GO:

  1. Acesse o site oficial do Detran GO (https://www.detran.go.gov.br/psw/#/)
  2. Na página inicial clique na opção “CNH” no menu central
  3. Aparecerá novas opções, acesse a que diz “Consulte sua pontuação”
    como consultar cnh detran
  4. Orientações serão mostradas numa nova aba, clique em “Li e concordo” e após em “Confirmar”
    como consultar detran go
  5. Informe o registro da sua CNH (número fica localizado abaixo da foto) e confirme que você não é robo no quadro em branco. Clique em “Confirmar”
    pontuacao detran go cnh
  6. Você será redirecionado para a página de usuário qual informa a pontuação da sua CNH e as infrações cometidas até então.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o motorista pode atingir o máximo de 20 pontos na habilitação. Caso seja ultrapassado esta quantia tem a carteira cancelada e precisará realizar um curso de reciclagem com aulas práticas e teóricas a ser dadas em um centro de formação de condutores autorizado pelo Detran.

Aquele que tem a CNH suspensa tem de ficar pelo menos 12 meses sem dirigir até completar o processo de reciclagem.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply